segunda-feira, 30 de maio de 2011

Refúgio Biológico Bela Vista...

                
                           Refúgio Biológico Bela Vista
           O Refúgio Biológico Bela Vista – RBV é uma unidade de conservação localizada às margens do reservatório de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Entre as atividades ambientais desenvolvidas está a produção de mudas florestais e plantas medicinais, reprodução de animais silvestres em cativeiro, recuperação de áreas degradadas, criação de peixes em tanques-rede, além de pesquisas, atividades de educação ambiental com a comunidade e turismo. É uma importante ferramenta de conscientização ambiental e valorização do meio.
          As visitas às trilhas são realizadas em grupos, acompanhados por monitores e possuem acesso para deficientes.
                     a)Trilha dos Animais:
           Nesta trilha, os visitantes poderão fazer uma caminhada na mata, onde é possível observar a flora nativa e diversas espécies de animais da região, dispostos a partir de temas como cadeia alimentar, hábitos, espaço/habitat e extinção, em recintos amplos, que procuram simular o ambiente onde vivem. Os visitantes recebem também informações sobre os projetos desenvolvidos no RBV e chegam próximo ao Lago de Itaipu.



                    b)Trilha Interpretativa Guaimbê (amigo da árvore):
            Esta trilha é utilizada para observação de espécies florestais nativas e interpretação do ecossistema regional, possibilitando a integração do homem ao meio ambiente natural. Também é usada para estudos de plantas com propriedades medicinais, educação ambiental e visita técnica.
            O nome desta trilha está relacionado ao cipó guaimbê (de origem guarani), que o visitante poderá ver entrelaçado a uma árvore de angico gurucaia. Este angico possui aproximadamente 300 anos, mede 26,50 metros de altura e tem 3,50 metros de circunferência.

                   
                      c)Trilha dos Sentidos:
             Nesta trilha há pontos de paradas, que permitem a exploração dos cinco sentidos (olfato, tato, audição, paladar e visão), por meio de vivências educativas sensoriais com utilização de elementos da natureza. Esta trilha é utilizada para educação ambiental.


                   d)Trilha "Experiências em Sustentabilidade":
            Neste local são apresentados ambientes humanos sustentáveis, economicamente viáveis e ecologicamente corretos, com destaque para sistemas construtivos e energéticos alternativos, conforme projetos construídos no RBV


                   e)Trilha das Águas:
            Esta trilha apresenta o uso da água pelo homem de forma sustentável. Destaca-se a importância da proteção dos locais de abastecimento tendo, como exemplo, o RBV e a cidade de Foz do Iguaçu, onde 70% da água consumida é retirada do reservatório de Itaipu pela Sanepar. A trilha é utilizada para a educação ambiental.


                                Áreas de Proteção:
            As áreas protegidas da Itaipu incluem refúgios biológicos, reservas e a faixa de proteção do Reservatório – uma mata ciliar de 200m de largura média, que percorre as margens do Lago – que, juntas, ocupam uma área de 100 mil hectares, onde já foram plantadas mais de 22 milhões de mudas.
                              Arquitetura a Serviço da Educação Ambiental 
           
            A revitalização do RBV se fundamenta nos conceitos de “arquitetura verde” e “eficiência energética”, utilizando as seguintes estratégias:- captação e uso racional de água; - captação e uso racional de energia; - redução do uso de materiais de construção; - seleção de materiais menos impactantes ao meio ambiente; - maximização da durabilidade de edificação; - minimização de perdas; e - reutilização de materiais em geral.
                     Visita Integrada Usina–Refúgio Biológico Bela Vista
           É aberta a todos e não há necessidade de marcar horário para a visita integrada Usina-Refúgio Biológico Bela Vista. Entretanto, este tipo de visita conta com número limitado de 45 lugares. É realizado o mesmo percurso da visita turística, com deslocamento até o Refúgio pela Barragem de Enrocamento.
          Em seguida, ao chegar ao Refúgio, os visitantes percorrem uma trilha ecológica durante uma hora e quarenta minutos aproximadamente. Após este percurso, os visitantes retornam ao Centro de Recepção de Visitantes.


             Fonte:  http://www2.itaipu.gov.br/meioa/refug.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário